TAINHA BEM VESTIDA

sábado, 27 de junho de 2009


A tainha é um peixe teoricamente popular, talvez até pela abundância que é encontrado, na safra, mas que faz parte da história de Santa Catarina. Por isso, resolvemos criar um prato homenageando e ao mesmo tempo valorizando o peixe. Agregamos alguns ingredientes que lhe conferiram um certo destaque, ou melhor, uma nova roupagem, diferente das habituais. Roupa nova, diferente, daí surgiu o nome do prato: Tainha bem vestida.
O prato é composto de: Filé de tainha grelhada, mousseline de batata doce, molho de ostras defumadas com cogumelos frescos, radiccio refogado no azeite e alho, tomates cereja confitados e geléia de pimenta. Todos os anos esse prato é sucesso de vendas. Como ele é feito somente com o peixe fresco, ou seja, na safra (de 15/maio a 15/julho) há sempre grande expectativa, por parte de nossos clientes, quando ela se aproxima.

Para ver o vídeo do prato sendo executado em entrevista dada a Rede de TV RIC RECORD-SC, click na foto.

PIMENTA ROSA

quarta-feira, 24 de junho de 2009



A pimenta-rosa, muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. Trata-se da fruta (de tamanho semelhante ao da pimenta-do-reino) da aroeira que, apesar do aroma de pimenta, apresenta sabor levemente adocicado e ardência bem delicada (quase imperceptível).
Há outra variedade de aroeira, conhecida como aroeira-de-capoeira ou aroeira-vermelha que também produz a pimenta-rosa. Deve-se tomar cuidado pois algumas variedades, como a aroeira-brava, causam alergia e urticária.
A aroeira é nativa da América do Sul e seus frutos são comuns na cozinha francesa, daí ser conhecida como poivre rose (pimenta-rosa em francês).
Aqui em Florianópolis ela é encontrada em abundância. Essas da foto estão bem na frente do restaurante. Todos os anos nosso fornecimento é garantido por elas. É só colher, deixar secar e usar.

PESCA DA TAINHA

sexta-feira, 5 de junho de 2009





Demorou mas as tainhas começaram a aparecer. Como sempre, a expectativa é bastante positiva e tem aumentado à medida que o clima esfria. O que está faltando é o vento sul. Com ele as chances do aparecimento do peixe são bem maiores. No ano passado o volume capturado, em torno de 780 toneladas, foi muito baixo em relação a 2007 quando foram capturadas, aproximadamente, 2.300 toneladas. As tainhas da foto foram pegas ontem na Barra da Lagoa e descarregadas aqui na Lagoa da Conceição. Um volume bem tímido, aproximadamente 500kg, se comparado às 55 toneladas capturadas hoje, em apenas um lance, na praia dos ingleses.

DIA DOS NAMORADOS

quinta-feira, 4 de junho de 2009




Entrada criada especialmente para o dia dos namorados. Ostras ao bafo, gelatina de cereja com vinho sauvignon blanc, caviar de tapioca (sagú de limão) e azeite perfumado. Uma entrada bem sugestiva e cheia de segundas intenções para o dia, ou melhor, para a noite de 12 de junho.

 
O Barba Negra - Templates para novo blogger